Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes – PIAPE

Com o intuito de elevar as taxas de sucesso nos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior – IES públicas e contribuir com a ampliação das condições de permanência dos estudantes por meio da oferta de apoio pedagógico, como preconizado pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES[1] (BRASIL, 2010, Artigo 3º, parágrafo 9º) foi criado o Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes – PIAPE. Este Programa está vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e é desenvolvido na UFSC pela Coordenadoria de Avaliação e Apoio Pedagógico (CAAP) desde 2013.

O PIAPE é um programa de apoio e orientação pedagógica aos estudantes da graduação da UFSC. Nosso objetivo é oferecer atividades que favoreçam a permanência e a qualidade dos processos formativos nos cursos de graduação, atendendo as necessidades de aprendizagem e oferecendo condições para um melhor desempenho acadêmico.

As atividades de apoio e orientação pedagógica do PIAPE são oferecidas nos cinco campi da UFSC e compreendem grupos de aprendizagem, atendimentos individuais ou em grupos de orientação pedagógica, palestras, aulões, minicursos e oficinas.

Nos grupos de aprendizagem temos atividades nas áreas de Pré-Cálculo, Cálculo 1, Cálculo 2, Geometria Analítica, Física, Química, Biologia, Bioquímica, Leitura e Produção Textual, Informática e Estatística. Todas são oferecidas em grupos com duração de quatro a sete semanas ou em turmas semestrais, além de palestras, aulões e minicursos.

Na orientação pedagógica temos atendimentos individuais ou em grupos. Com periodicidade semanal, trabalhamos aspectos da organização da vida acadêmica, das rotinas de estudos, das dificuldades de aprendizagem, proporcionado um ambiente seguro e acolhedor. Veja nas páginas seguintes os grupos que teremos em 2021.1.

Nossas atividades não possuem avaliação e possibilitam o recebimento de certificados mediante, no mínimo, 75% de presença. Os certificados poderão ser validados como atividades complementares, de acordo com o Projeto Pedagógico de cada curso de graduação.

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[1] BRASIL. Ministério da Educação – MEC. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Institui o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES. Brasília, DF: MEC, 2010.

 

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Acesse aqui a Resolução do Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (PIAPE)