Modelos probabilísticos teóricos e inferência estatística paramétrica

Turma remota

Atividade oferecida a discentes de graduação da UFSC pelo Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (PIAPE) na área de Estatística.

Ementa: variáveis aleatórias discretas e contínuas: conceitos básicos; modelos probabilísticos para variáveis aleatórias discretas: Distribuição de Bernoulli, Distribuição Binomial e Distribuição de Poisson; variáveis aleatórias contínuas e Distribuição de Gauss (curva normal); aproximação da binomial por Gauss; técnicas básicas de amostragem; cálculo do tamanho de amostra; estimação de parâmetros; intervalos de confiança; conceitos básicos de testes de hipóteses; testes de hipóteses para proporção populacional; testes de hipóteses para média (com variância populacional – conhecida e desconhecida); testes de hipóteses para a diferença entre duas médias populacionais.

Período do módulo: de 20/05/23 a 01/07/23.

Dia e horário das aulas: sábado, das 10h às 11h.

Inscrições aqui

Modelos probabilísticos teóricos e inferência estatística paramétrica

Turma presencial

Período do módulo: de 16/05/23 a 27/06/23.

Dia e horário das aulas: terça-feira, das 16h às 17h

Inscrições aqui