“Comunicar-se bem!” – Práticas de oralidade na universidade

“Comunicar-se bem!” – Práticas de oralidade na universidade – 2023.2

Ementa: a oralidade (em tensionamento com a oratória, a retórica e a eloquência) como um dos quatro eixos das práticas de linguagem nas diversas esferas sociais (em especial, a acadêmica); planejamento, organização e síntese discursivo-textuais (com mecanismos gramaticais e linguísticos – coerência e coesão textuais – e mecanismos de comunicação assertiva) de gêneros textuais acadêmicos (resumos, artigos e TCCs); discussões sobre desconstruções de estereótipos sociais refletidos nas práticas de oralidade; práticas de treinamento vocal, de expressão corporal e de respiração; práticas de diminuição de ansiedade, de medo, de timidez na apresentação oral de trabalhos acadêmicos. Período do módulo: de 18/10/23 a 06/12/23.

Turma remota: Quartas-feiras, das 19h às 20h15min.

Turma 1 (presencial): Terças-feiras, das 19h às 20h15min

Turma 2 (presencial): Quartas-feiras, das 10h15min às 11h30min